Background Image

Notícias

Uma Máxi na Mega. É Bravata mesmo!
30/07/2018

Uma Máxi na Mega. É Bravata mesmo!


Os observadores mais atentos hão de convir que o Gir Leiteiro está em constante evolução, mas os comentários que eu e os meus colegas proferimos para anunciar esse progresso desde sempre são os mesmos. Eles estão estacionados no tempo, são repetitivos, enfadonhos e prolixos, na maioria das vezes.

Quer um exemplo? Por falta de talento para comentar a obra talentosa, todas as vezes que vamos analisar uma bezerra que é fruto do acasalamento entre CA Sansão e Fábrica FIV de Brasília, 13.935 kg de leite (Modelo x Tática TE de Brasília, 13.122 kg de leite), repetimos que - somente nas Fazendas do BASA - este acasalamento gerou 8 vacas que - em lactações aferidas durante 365 dias - produziram mais de 10 toneladas de leite.

Para complementar a repetição e continuar prolixos, relacionamos os nomes das irmãs da bezerra e suas lactações: Julianne FIV do BASA, 12.768 kg de leite; Insensata FIV do BASA, 12.430 kg de leite; Frana FIV do BASA, 12.113 kg de leite; Hani FIV do BASA, 11.709 kg de leite; Honesta FIV do BASA, 11.677 kg de leite; Gregoria FIV do BASA, 11.548 kg de leite; Forcada FIV do BASA, 10.672 kg de leite; Gina FIV do BASA, 10.430 kg de leite.

Por não conseguir resumir uma ideia ou encurtar um pensamento, demoradamente nos estendemos, acrescentando o que já é do conhecimento de todos os selecionadores: A Fábrica é irmã completa da Fafá, da Ibiúna...

O acúmulo de velhas informações, que são importantes, mas também são arcaicas, faz com que os comentários pareçam com uma roupa velha que não nos serve mais.

Talvez, fazendo uso de superlativos para intensificar a grandiosidade, consigamos inovar nos comentários que são feitos para dimensionar a progressão do melhoramento genético imposto ao Gir Leiteiro.

Desta forma, partindo das ‘super’, categoria na qual serão enquadradas as vacas que foram disseminadoras dos supergenes que provocam a alta produtividade leiteira, passando pelas ‘híper’, categoria na qual podemos enquadrar a Tática, e pelas ‘mega’, categoria que enquadra a Fábrica, atingiremos as ‘máxi’, categoria máxima, panteão destinado às filhas da Fábrica.

Esse novo conceito de comentário me permite proclamar que Evandro Guimarães venderá uma ‘Máxi’ na ‘Mega’. Algumas pessoas dirão que isso é bravata. Mas é Bravata mesmo! Bravata FIV do BASA (CA Sansão x Fábrica FIV de Brasília) será ofertada no Leilâo Fazenda Brasília, dia 21 de junho, às 21 horas, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, durante a Mega Leite, com transmissão pelo Canal Rural.

.

Ler outras notícias

Compartilhe essa notícia nas redes sociais: