Background Image

Notícias

Leilão de gala reúne recordistas mundiais de produção de leite
30/07/2018

Leilão de gala reúne recordistas mundiais de produção de leite


Em noite que poderá ser histórica para os selecionadores aficionados do melhoramento genético do Gir Leiteiro e do Girolando de alto rendimento, as Fazendas do BASA, Condomínio Mirante e convidados especiais realizarão o leilão ‘O Fabuloso Gir Leiteiro e o Magnífico Girolando Meio-Sangue Plus’.

O evento abrirá as festividades da Mega Leite 2018, com dois fatos inéditos: o primeiro é que as duas vacas recordistas mundiais de produção estarão reunidas no mesmo pregão; o segundo é que uma delas jamais teve produtos comercializados.

Uma das vacas é Helga FIV Tol (Jaguar TE do Gavião x Dalila TE), que bateu o recorde mundial ao produzir 78,370 kg de leite em um único dia. O feito aconteceu no torneio leiteiro de 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, EXPOGIL 2017, em Uberaba (MG). Com estes números, Helga sagrou-se a nova recordista mundial do Gir Leiteiro. A outra vaca é 154 Sanches da Anta, Girolando Meio-Sangue que, no mês de agosto de 2017, durante torneio leiteiro realizado em Lins (SP), produziu a incrível média diária de 111,863 kg de leite, com pico de 120,480 kg, quantidade que serviu para bater o recorde mundial de produção de leite.

No leilão, será ofertado um embrião sexado de fêmea, fruto do acasalamento entre a vaca que é recordista de produção de leite no Gir Leiteiro, Helga FIV Tol, e Fabuloso FIV do BASA, o touro que, através do resultado alcançado no Teste de Progênie, conquistou a primeira posição no 26º Grupo de Touros Gir e a sétima posição no Sumário Brasileiro de Touros, com a PTA de 535,10 para produção de leite em 305 dias.

O acasalamento, mais do que “supermoderno e atual, como deve ser o melhoramento genético”, ganha relevância porque somente três dos touros que estão colocados entre os quinze primeiros do Sumário figuram nos quatro compostos lineares que foram criados para uma melhor identificação e agrupamento dos touros superiores para as características morfológicas e de manejo: CA Sansão, Jaguar TE do Gavião e Fabuloso FIV do BASA. Os nomes dos dois últimos estarão grafados no pedigree do produto.

CA Sansão é Top 10% para composto de manejo. Jaguar TE do Gavião figura no Top 10% para composto corporal e Top 10% para composto de úbere. Fabuloso do BASA conquistou notoriedade porque figura nos dois agrupamentos mais significativos. Além de ser Top 10% para composto de pernas e pés, também é Top 10% para composto de úbere.

Entre as classificações lineares, as características avaliáveis de maior importância para os selecionadores de gado Holandês são o sistema mamário, com 42%, e pernas e pés, com 26%. Fabuloso FIV do BASA é detentor de consistência genealógica para transmissão do composto de úbere, pois três dos seus ascendentes maternos fazem parte do agrupamento: o avô, o bisavô (líder do agrupamento) e o trisavô (vice-líder do agrupamento).

Da vaca 154 FIV Sanchez da Anta, Girolando Meio-Sangue que é recordista mundial de produção e jamais teve produtos comercializados, serão ofertados um embrião (1/4) sexado de fêmea – serão disponibilizados dois embriões, para o comprador escolher entre eles. O primeiro é por Gengis Khan de Brasília e o segundo por Dragão TE, respectivamente o primeiro e o terceiro colocados no Sumário Brasileiro de Touros – e uma filha (3/4), Imprensa Bryant FIV, neta paterna de Mogul.

Imprensa, que ainda não completou 24 meses, está entrando no terço final da gestação de prenhez por Quilate (Mccutchen x Engenho da Rainha Balada, 9.569 kg de leite). O produto que está no ventre da Imprensa também é muito valorizado, pois é descendente de Mogul e Mccutchen, reprodutores que compõem, com Atwod, Meridian e Shootle, o quinteto dos melhores touros holandeses da atualidade.

Quem não estiver presente na Mega Leite 2018, feira que acontecerá no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), no próximo dia 20, depois de amanhã, às 21 horas, poderá assistir o leilão pelo Canal Rural.

.

Ler outras notícias

Compartilhe essa notícia nas redes sociais: